Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

18
Mar20

Do estado de alerta ao estado de emergência

João Miguel Almeida

Há apenas três dias pensei dar a este blogue o nome de «Estado de alerta». O nome foi rejeitado pelo programa informático porque alguém tivera a mesma ideia antes de mim. De um momento para o outro passámos do «estado de alerta» para o «estado de emergência», dispensando o estado intermédio de «estado de calamidade».

Apesar de ser cético quanto à declaração do «Estado de emergência», penso que o presidente da República justificou bem a sua decisão. 

Estamos em guerra contra um vírus e um dos motivos invocados pelo presidente da República - a antecipação - corresponde a um princípio de uma arte marcial que Marcelo Rebelo de Sousa praticou, o aikido. Em japonês o nome para antecipação é «irimi»: consiste no praticante antecipar o ataque do adversário, entrar no seu campo e controlá-lo. Não é fácil, mas é exatamente o que temos de fazer no combate ao

covid-19.

Outro dos princípios invocados - a democracia - é importantíssimo que tenha sido invocado pelo representante de todos os portugueses democraticamente eleito. Porque, a par das ameaças à nossa sociedade do covid-19, há uma pandemia de autoritarismo, ou, como agora se diz, de iliberalismo, que está a infetar as democracias representativas.

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D