Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

19
Dez20

Negar o negacionismo

João Miguel Almeida

Hoje, segundo os números oficiais, Portugal tem mais de seis mil mortos com covid-19. É uma boa ocasião para reexaminar as teses negacionistas. Se o negacionismo tinha algum espaço, aberto pela dúvida e pelo desconhecimento, para se afirmar em março deste ano, em dezembro perdeu as pernas para andar.

Quando comecei a escrever este blogue e a processar aqui a informação e alguma reflexão sobre o que estava a acontecer, críticos radicais da “histeria da covid-19” atiravam para cima da mesa do debate o número de cinco mil mortos anuais por gripe. Não fui confirmar o número. Admito que em alguns anos tenham morrido cinco mil pessoas com gripe.

Mas convém sublinhar que a pandemia da covid-19 já contribuiu para a morte de seis mil pessoas, em cerca de nove meses. E o ponto é que, se é possível duvidar da eficácia de algumas medidas tomadas, não vejo como é que se pode negar que, sem o pacto de medidas para combater a pandemia, o número de mortes por covid-19 seria muito superior. O que faz sentido é comparar o número de mortes relacionadas com a gripe este ano com o número de mortes associadas à covid-19 este ano.

Ainda é cedo para saber se o aumento da mortalidade é o maior problema associado à covid-19. As perturbações mentais alimentadas pela pandemia e as sequelas nos doentes recuperados não podem ser subestimadas.

Para termos hipóteses de conservar a saúde física e mental até ao final desta pandemia temos de recusar quer o negacionismo quer o alarmismo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub