Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

04
Jul20

Nem relaxe nem alarmismo

João Miguel Almeida

O stress causado pelos dias de confinamento, pelos dias de desconfinamento em que foi necessário gerir teletrabalho e escola online, pelo bombardeamento mediático acerca da covid-19, estão a levar os portugueses a atitudes extremas de negação ou de paranoia acerca da pandemia.

Não sou propriamente um adepto de que «no meio é que está a virtude», mas penso que, no estado atual da pandemia não é justificado nem o relaxe nem o alarmismo. Creio que o risco de eu morrer de covid-19 é baixo. Mesmo assim, há um risco razoável de, se for portador do vírus, contagiar pessoas que podem ficar gravemente doentes e até morrer. Ou, no caso de eu próprio adoecer, ficar com sequelas. São riscos suficientes para ter cuidado.

O alarmismo também é outra atitude injustificada e a telenovela em volta da covid-19 já me começa a cansar. Em Portugal morrem, em média, cerca de trezentas pessoas por dia. Sete mortes por covid-19, o número de hoje, corresponde a um pouco mais de dois por cento do total de mortes. Se fosse elaborada uma lista macabra com o top das maiores causas de morte em Portugal, a covid-19 não estaria certamente no topo da lista.

Hoje o cabeçalho dos jornais é que houve mais 413 casos confirmados. Mas estes «casos» são uma categoria ambígua que inclui quer pessoas realmente doentes quer simples portadores de vírus que, uma vez identificados, ficam sob vigilância e isolamento para evitar contágios. Hoje também foram confirmados mais 348 recuperados e esta categoria não é ambígua, são mais 348 pessoas que venceram, comprovadamente, a doença, e, logo, outros tantos passos em direção à imunidade de grupo.

Desconfinar é preciso – com cuidado mas sem alarmismos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D