Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

15
Jan21

O confinamento do costume?

João Miguel Almeida

Esta quarta-feira de manhã entrei num café na rua, perto da minha casa, pensando que era uma despedida nas vésperas do confinamento. Fiquei a saber que o café não fecharia, ou não fecharia completamente. Hoje de manhã fui ao mesmo café, para saber como era. A porta estava aberta, com uma mesa a dividir o interior do exterior. Os clientes faziam o pedido à porta. A empregada ia buscar os bolos, ou o café, colocava-os num tabuleiro sobre a mesa. Os clientes serviam-se, pagavam e comiam na rua ou noutro local qualquer. A mercearia e os correios também estavam abertos, com novas regras.

Não nos podemos banhar duas vezes na água do mesmo rio, nem confinarmo-nos duas vezes com o mesmo estado de espírito. No ano passado, com números ínfimos de mortos e de infetados comparados com os atuais, as pessoas confinadas oscilavam entre o negacionismo e o alarmismo.

Um ano depois, o alarme, a revolta, a sensação de irrealidade que habitavam as pessoas confinadas ou resistentes ao confinamento cederam à fadiga, à resignação, à sensação de déjà vu.

Este não é um confinamento como o de há um ano – as escolas, as universidades, as pequenas empresas do comércio local, os dentistas continuam abertos. As pessoas já se habituaram a usar máscaras e álcool gel, mesmo que pensem que não resguardam ninguém de um azar.

Para muitos de nós, o confinamento tornou-se uma espécie de irritante costume sazonal, que se pode suportar com um mínimo de conforto. Desgraçadamente, para muitos outros o confinamento só vai agravar o mundo incómodo e sem horizontes em que vivem. É por isso que para combater os efeitos desta pandemia não basta uma política de saúde pública.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub