Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

19
Jan21

O maior erro do governo

João Miguel Almeida

Até agora, o maior erro do governo e do Presidente da República no combate à pandemia foi darem aos portugueses um crédito que não mereciam no Natal. Confiaram na sua responsabilidade e prudência e o resultado foi um desastre: record mundial de novos casos de covid-19, internamentos e urgências no limite, um número nunca visto de mortes causadas pela pandemia.

Hoje, depois dos ralhetes do primeiro-ministro e do Presidente da República, as novas restrições e a ameaça de ainda mais restrições, já se nota um menor trânsito. É triste perceber que muitos dos meus compatriotas só tomam juízo quando ganham medo ao pau.

Retrospetivamente, a legitimidade do primeiro confinamento é reforçada. Havia dúvidas sobre se tinha feito sentido um confinamento com resultados tão perniciosos para a economia, se o confinamento não devia ter sido mais curto, com menos restrições ou, pura e simplesmente, não devia ter havido confinamento. É claro que a necessidade ou eficácia de algumas medidas serão sempre discutíveis.

Mas os portugueses, após meses de convívio com o vírus, abriram-lhe as portas no Natal e, mesmo quando os indicadores negativos subiam em flecha, baixaram a guarda no primeiro fim-de-semana do segundo confinamento.

Como é que seria se, no início da pandemia, com menos informação e conhecimento científico sobre este coronavírus e mais espaço para teorias da conspiração e negacionistas, sem máscaras, sem álcool gel, sem procedimentos interiorizados, se tivesse dispensado o confinamento ou optado por um confinamento suave?

Apesar de todos os sinais tétricos é preciso alimentar a esperança. E fazer tudo para evitar adoecer no próximo mês.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub