Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

28
Nov20

O vírus em fim-de-semana prolongado

João Miguel Almeida

Tenho concordado com as linhas gerais do combate à covid-19 pelo governo português: confinamento numa fase inicial em que nem o sistema nacional de saúde nem a população estavam preparados para responder à pandemia e, durante a «segunda vaga», evitar um segundo confinamento que destrua ainda mais a economia.

Este apoio à ação do governo não exclui críticas em relação à gestão do tempo, comunicação e adoção de algumas medidas. Este mês tem sido marcado por passos em falso em todas estas categorias. Acertar o passo não é fácil quando nem sequer os cientistas se entendem e todos os dias somos confrontados com previsões da evolução da pandemia que umas semanas depois se revelam falsas.

Não creio que tenha sido boa ideia criar um fim-de-semana prolongado suspendendo as aulas na véspera do feriado de 1 de dezembro e dando tolerância de ponto à função pública. E ainda menos acompanhar esta medida com a proibição de circulação entre concelhos entre as 23 horas de 27 de novembro e as cinco da manhã de 2 de dezembro.

O resultado já foi noticiado: ontem, sexta-feira, antes das 23 horas, muitas pessoas saíram de Lisboa para gozarem um fim-de-semana prolongado. Ao fazê-lo podem espalhar o vírus pelo país, incluindo concelhos com poucos ou nenhum casos de covid-19, ou trazê-lo para a cidade onde vivem, quando regressarem.

Compreendo o ponto de vista de quem aproveita o fim-de-semana, até na perspetiva de combate à pandemia: é preciso evitar estados depressivos e recuperar energias. Estar de boa saúde física e mental é outra forma de combater a covid-19. Conciliar o bem pessoal com o bem comum é um caminho por vezes estreito e nestes tempos de pandemia é estreitíssimo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub