Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

20
Mar20

O vírus especulativo

João Miguel Almeida

A cinco minutos a pé da minha casa tenho, temos, uma mercearia que é um pilar da vida social do bairro onde vivo. Não é apenas um sítio onde podemos comprar fruta, latas com leguminosas, batatas fritas e muitos outros produtos. É também uma bússula de idosos ou de estudantes provenientes de fora da capital a viver em residências universitárias; um centro de informações sobre a vida local; um lugar de reencontros e reconhecimentos.

Da semana passada para hoje o preço das luvas de proteção vendidas na loja duplicou. Embaraçada, a dona do estabelecimento comercial explicava que o preço das luvas também duplicou para ela e prestava-se até a mostrar a factura. Um cliente comentou que na baixa já se vendiam frascos de gel desinfectante das mãos por sessenta euros.

Uns vêem na ameaça da pandemia uma oportunidade para mostrar a sua responsabilidade, solidariedade, caridade; outros aproveitam a oportunidade para obter um lucro muito além do justo e do razoável, mas que a «nova normalidade» torna possível.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D