Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário do Ano C-19

Diário do Ano C-19

01
Dez20

Recusar o negacionismo e o alarmismo

João Miguel Almeida

Após tantos meses de convívio com o SARS-CoV-2 e de uma tempestade informativa e opinativa sobre a pandemia, já se pode fazer um ponto da situação.

As teses negacionistas tiveram espaço para avançar enquanto morriam três ou quatro pessoas por dia com covid-19 e havia 30 ou 40 doentes com covid-19 internados nas unidades de cuidados intensivos. Não vejo como é que se podem manter com sessenta ou setenta mortos por dia e mais de quinhentos doentes em cuidados intensivos.

Mas as atitudes alarmistas também não fazem sentido. Não me refiro só ao facto de os números de casos estarem a baixar e de, segundo todos os indicadores, o «pico» da segunda vaga ter ficado para trás. Aliás, o baixo número de casos confirmados hoje deve-se, quase de certeza, à sequência de um fim-de-semana, uma ponte e um feriado, dias menos propícios à realização de testes. Se examinarmos os gráficos do boletim da DGS com os casos confirmados diariamente, o intervalo etário mais infetado situa-se entre os 40 e os 49 anos, seguido de perto pelas pessoas entre os vinte e os quarenta e na casa dos cinquenta. No entanto, o pico de óbitos é, de longe, o de pessoas com mais de oitenta anos.

As ilações a retirar são simples: a maior parte das pessoas que morrem ou têm vulnerabilidades ou uma esperança de vida já baixa. Os números indicam as mortes «com covid-19» e não «por covid-19», e portanto muitos dos óbitos devem-se também a outras patologias.

Escrito isto, devemos proteger os mais idosos e ter cuidado para não contaminar outras pessoas ou apanhar a doença que, se é improvável que nos mate, pode deixar sequelas. Principalmente devemos pensar que a soma de muitos comportamentos descuidados poderia levar à rutura do sistema nacional de saúde e levar à situação moralmente deplorável dos médicos terem de escolher a quem davam o ventilador.

Para já, esse risco está a diminuir.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub